[R-br] ordenar linhas, separar elementos e contar elementos

Manoel Nascimento manoelnascimento em gmail.com
Domingo Fevereiro 24 17:28:15 BRT 2013

Olá!

Estou precisando fazer uma operação que deve ser supersimples, mas que
como bom novato em R não sei fazer sem me embananar todo.

Tenho uma tabela com as seguintes colunas:

Municípios    População..2010.    Ranking.populacional
PIB.2006..R..1.000.    PIB.2007..R..1.000.    PIB.2008..R..1.000.
PIB.2009..R..1.000.    PIB.2010..R..1.000.    Ranking.PIB
PIB.per.capita..R..    Ranking.PIB.per.capita

Ela mostra os municípios brasileiros, sua população em 2010, o ranking
populacional de cada município, seu PIB entre 2006 e 2010, seu ranking
de PIB, o PIB per capita e seu ranking de acordo com o PIB per capita.

As operações que preciso fazer são as seguintes:

a) Ordenar as cidades em ordem decrescente, do maior para o menor PIB;
b) Separar as mil cidades com maior PIB, e as mil cidades com menor PIB;
c) Em cada um destes dois subconjuntos (cidades com maior PIB e cidades
com menor PIB), contar quantas cidades há com mais e com menos de 100
mil habitantes.

Como faço isto?

[]'s
Manolo