[R-br] Resultado de prcomp()

Carlos Andrade prf.cantonio em gmail.com
Quarta Fevereiro 13 21:14:34 BRST 2013

Antes de  tudo, agradeço as colaborações dos amigos.
Acho que não expressei bem minha questão.
Minha dúvida é como usar os resultados do PCA pelo comando prcomp() para
fazer a combinação linear que resume as cinco variáveis em duas para
proceder à análise de cluster com os comandos kmeans() e hclust()

Em 13 de fevereiro de 2013 10:42, Jakson Alves de Aquino <jalvesaq em gmail.com
> escreveu:

> [...]
>
> Não sei se é o que você está procurando e o código abaixo pode não ser
> a melhor forma de atingir o objetivo, mas talvez ajude:
>
> library(psych)
> lanche.pca <- principal(Lista1MB213[, 2:6],
>                         nfactors = 2, scores = TRUE)
> Lista1MB213$pc1 <- lanche.pca$scores[, 1]
> Lista1MB213$pc2 <- lanche.pca$scores[, 2]
> lanche.pca
> plot(lanche.pca)
>
> --
> Jakson Alves de Aquino
> Universidade Federal do Ceará
> [...]

Atenciosamente,

Prof. Carlos A. S. de Andrade
LAPEA - Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada e Engenharia de
Produção
Universidade Federal de Campina Grande.
 Centro de Humanidades
Unidade Acadêmica de Economia