[R-br] Resultado de prcomp()

Jakson Alves de Aquino jalvesaq em gmail.com
Quarta Fevereiro 13 11:42:33 BRST 2013

2013/2/12 Carlos Andrade <prf.cantonio em gmail.com>:
> Estou praticando análise de componentes principais para reduzir o
> número de variáveis para uma análise de cluster. Encontrei um
> exercício e algumas apostilas do R para análise multivariada.
>
> Seguem os dados do exercício, que pede para usar 2 componentes
> principais:

[...]

Não sei se é o que você está procurando e o código abaixo pode não ser
a melhor forma de atingir o objetivo, mas talvez ajude:

library(psych)
lanche.pca <- principal(Lista1MB213[, 2:6],
                        nfactors = 2, scores = TRUE)
Lista1MB213$pc1 <- lanche.pca$scores[, 1]
Lista1MB213$pc2 <- lanche.pca$scores[, 2]
lanche.pca
plot(lanche.pca)

--
Jakson Alves de Aquino