[R-br] Duvida sobre como alterar o contraste no options de "contr.poly" para "contr.sum" e entender o que acontece.

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quinta Fevereiro 7 10:58:07 BRST 2013

Esse tipo de atribuição não vai dar certo mesmo

options("contrasts")$contrasts[2]<-"contr.sum"

Você deve fazer assim

options(contrasts=c(unordered="contr.sum", ordered="contr.poly"))

Com isso você faz uma alteração global para toda sua sessão R, ou seja,
toda lm(), aov(), glm(), lme(), etc, todas funções de ajuste de modelo vão
usar o tipo de restrição estabelecido. Eu prefiro por vezes fazer a
alteração localmente, ou seja, só dentro da lm() que eu tô rodando, assim,
imagine que eu queria blocos com contraste soma mas tratamentos não,
ficaria assim

m0 <- lm(y~bloco+trat, data=dados, contrasts=list(bloco=contr.sum))

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
skype: walmeszeviani