[R-br] Funções lme e gls - modelos mistos

Cássio Dessotti cassiodessotti em yahoo.com.br
Segunda Dezembro 23 03:49:50 BRST 2013

Senhores, novamente meu muito obrigado pela ajuda, pelas diversas sugestões e discussões que foram levantadas, e pelo material indicado... tenho bastante conteúdo a analisar que foi abordado nestes emails.

Wagner, este mapa que você cita que poderia ser feito com os resíduos, não é o mapa de krigagem né? Verificarei o modelo matern que você citou... muito bem lembrado!!

Walmes, achei muito interessante seu ponto de vista a respeito de retirar o fator blocos do modelo. Realmente, se o experimento foi planejado com os blocos, eles possivelmente tem sua função no modelo e devem ser "significativos" e relevantes. Considerarei sua sugestão (observação), optando então pelo modelo - dentre os que possuem o efeito de blocos - com menor AIC.

Elias, abusando um pouco mais da sua boa vontade, você sabe algum material interessante de validação cruzada que eu possa estudar? Existe alguma função no R que você poderia me indicar para analisar o meu modelo escolhido? E por fim, você considera mais interessante eu aplicar o critério de validação apenas no modelo escolhido, ou em todos os modelos trabalhados?

Muito obrigado a todos por todo o auxílio e atenção.
Grande abraço.
Cássio Dessotti.