[R-br] Funções lme e gls - modelos mistos

Cássio Dessotti cassiodessotti em yahoo.com.br
Sexta Dezembro 20 06:53:15 BRST 2013

Elias, Walmes e Wagner, antes de mais nada muito obrigado pela ajuda.

Elias muito bem observado o problema de identificabilidade acarretado pelo confundimento de longitude com blocos, já que os blocos "estão em linha".

Estudarei o material sugerido por você, Wagner.

Walmes muito obrigado pelas linhas de comando que resolveram o modelo 3, com meus dados reais, já que no CMR coloquei apenas alguns dados para possibilitar a reprodução. Disponho de um grupo de experimentos em blocos ao acaso com 6 tratamentos, 5 blocos e 4 locais. A variável resposta é altura de plantas de cana-de-açúcar. Os blocos estão "em linha" o que acaba confundindo "longitude" com "blocos" mas sua sugestão para meu M3 (seu M4) resolveu muito bem. Pesquisarei esta literatura que você citou a respeito da questão de blocos ser considerado fixo ou aleatório.

Walmes, construí diversos modelos alternando blocos (fixo, aleatório ou sem efeito), variâncias de locais (a mesma ou diferentes) e função espacial para a matriz R (exponencial, esférica e gaussiana), e optei pelo modelo exponencial sem efeito de blocos e com homogeneidade de variâncias como o "melhor" observando os valores de AIC.

Você acha que o critério de AIC (ou BIC - apesar de nem sempre apontarem o mesmo modelo) é suficiente para a escolha de um modelo? Seria necessário o uso do critério de validação cruzada neste caso?

A partir do modelo selecionado (análise conjunta), posso extrair os resíduos condicionais estudentizados, separá-los segundo locais, para em cada local construir semivariogramas destes resíduos, verificando a "força" da dependência, e realizar krigagem em cada área (trabalhando com os resíduos para "limpar" os dados de seus efeitos de tratamentos e demais efeitos).

Muito grato pela força,
Cássio Dessotti.