[R-br] Funções lme e gls - modelos mistos

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Quinta Dezembro 19 18:34:12 BRST 2013

O modelo de acordo com o que entendi é apenas um intercepto aleatório pros
blocos e o efeito espacial, se é possível estimar na função gls() eu não
sei, pelo que o Walmes fala é possível estruturar os resíduos sem problemas
mas colocar mais um efeito aleatório de bloco acho que não. O Walmes pode
confirmar ...
Agora sem olhar seus dados o modelo teoricamente é estimável como é tudo
gaussiano, você pode escrever a verossimilhança e maximizar numericamente,
deve ser um problema bem estável. No nosso livro do SINAPE tem um exemplo
de geoestatístico pode te ajudar a começar. Tudo que precisa fazer é somar
mais uma matriz na matriz de covariâncias marginal.

www.leg.ufpr.br/mcie

Em 18 de dezembro de 2013 13:07, Luiz Roberto Martins Pinto <
luizroberto.uesc em gmail.com> escreveu:

> [...]
> tratamentos são aleatorizados nos blocos o gl do resíduo é (t-1)*(b-1). O
> resíduo é sempre aleatório porque o bloco é aleatório.
>

> Luiz Roberto Martins Pinto
> Prof. Pleno/DCET/UESC
> Laboratório de Estatística Computacional
> Universidade Estadual de Santa Cruz
> Ilhéus-Bahia
>
> luizroberto.uesc em gmail.com
> skype: lrmpinto
> http://lattes.cnpq.br/2732314327604831
>

> Em 18 de dezembro de 2013 10:37, Wagner Bonat <wbonat em gmail.com> escreveu:
>
> Por que não considera os blocos como efeito fixo ?

>>> metric="euclidean", nugget=FALSE), method="REML", na.action=na.omit,