[R-br] Escolha da estrutura de correlação gnls

Fernando Antonio de souza nandodesouza em gmail.com
Terça Agosto 27 17:18:34 BRT 2013

Caros colegas

Estou trabalhando com dados de produção de gases em vitro no qual estou
ajustando um modelo de produção cumulativa de gases ao longo do tempo.

Neste tipo de dados as medidas de produção de gases em tempos pŕoximos
estão correlacionados e esta correlação é reduzida pela distância entre as
medidas.

No pacote nlme (pinheiro e Bates) fornece diversas estruturas de correlação
para modelar esta dependência entre as medidas.

Estou seguindo o livro do Pinheiro e Bates "Mixed-Effects Models in S and
S-Plus" e neste livro ele utiliza a função ACF(função de autocorrelação
empirica)  para obter a correlação entre respostas a diferentes distancias
(lag's) e a observação desse comportamento ajuda na escolha da estrutura a
utilizar.

Este procedimento, me pareceu simples para definir a estrutura AR1() , mas
não para outras estruturas como ARMA1(), CAR1().

Minha dúvida é a seguinte: Como definir a melhor estrutura de correlação e
como avaliar a efetividade da estrutura escolhida.
P.ex:quando a correlação não reduz com o aumento da distância entre
observações, ou quando ela reduz e volta a elevar-se, como definir a melhor
estrutura.

atenciosamente