[R-br] Clusters de mesmo tamanho

Raphael Saldanha rfsaldanha em outlook.com
Quarta Agosto 7 20:36:58 BRT 2013

Olá pessoal,

Estou tentando procurando um modo de criar alguns clusters, mas não estou tendo sucesso.

A ideia é a seguinte: tenho um dataframe chamado samp, com coordenadas geográficas (lat lon). Preciso criar n clusters com o mesmo tamanho k.

Tentei algumas abordagens a partir do k-means e derivados, mas não obtive sucesso. Abaixo, coloco um exemplo para testes.

library(RgoogleMaps)

data(columbus)
km1 <- kmeans(subset(columbus, select=c("X","Y")), 10)
print(km1$size)

Agradeço as ideias e sugestões. Obrigado!

---
Atenciosamente,Raphael Saldanha
rfsaldanha em outlook.com