[R-br] Utilização de qui-quadrado na análise de distribuição de espécies

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Quarta Abril 24 18:18:21 BRT 2013

Olá

Eu estou tentado utilizar o teste de Qui-quadrado para verificar a
dependência entre a distribuição de duas espécies, como indicado no livro
do Jean Valetin (Ecologia Numérica 2a ed, pg 49).

Eu tenho um dataframe com dados de presença/ausência de duas espécies em um
determinado número de unidades amostrais

A equação indicada no livro é:

X2= p*(|ad-bc|-p/2)^2 / ((a+b)*(c+d)*(a+c)*(b+d))

Onde a é o número de dupla presença (1-1), b o número de 1-0, c o número de
0-1 e d o número de 0,0 (dupla ausência)
p é a+b+c+d

Há alguma função no R para este cálculo? Eu não consegui utilizar a função
chisq.test para este cálculo.

Obrigado!

Antonio Olinto

PS. há pouco enviei a mesma mensagem para lista, porém sem o assunto.
Desconsiderem a primeira e desculpem-me por qualquer incoveniente.