[R-br] Dúvidas com pressuposições da anova

Ederson Civardi civardi.eac em gmail.com
Segunda Abril 15 16:43:41 BRT 2013

Meu experimento está em DBC em parcelas subdivididas, sendo o Fator A
(principal), com 5 níveis e o Fator B (secundário) com 4 níveis. Com 4
blocos ou repetições. E foi realizado a campo por 3 anos consecutivos no
mesmo local e nas mesmas parcelas. Fiz inúmeras avaliações e tenho
problemas com diversas variáveis respostas, pois pela característica do
experimento apresenta muitos zeros. Com isso não consigo obter normalidade
dos dados, principalmente. Além de não conseguir adequar as outras
pressuposições básicas (aditividade, normalidade, homocedasticidade e
independência) mesmo utilizando transformações ótimas de Box-Cox e Potencia
estabilizadora da variância de Tukey; ou ambas juntas ou várias em
conjunto. O que posso fazer? Tem alguma sugestão?
Algumas dessas variáveis resposta até consigo atender as pressuposições
através dessas transformações ótimas, obtendo uma diferente para casa ano.
Mas não consigo usar a mesma para os 3 anos, para efetuar análise conjunta.
Já que preciso usar a mesma transformação para os 3 anos para fazer a
análise conjunta. É isso mesmo?
Envio em anexo a planilha com 2 variáveis resposta que tenho mais problemas.
Uma outra dúvida que tenho para as pressuposições é que devo verifica-las
nos resíduos, correto? Devo testar a normalidade de forma geral (todos os
resíduos) ou ajustados ao modelo (por exemplo:
modeloMB1 <- aov(BraqEST2 ~ FatA*FatB*SAFRA+(REP:SAFRA) +
Error(REP/FatA/FatB/SAFRA), data=Exp sala  r-br2013)    ). É isso mesmo?
Tenho muitas outras dúvidas, mas deixarei para faze-las posteriormente.
Estou aprendendo a utilizar essa maravilhosa ferramenta que é o R.
Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido.
Abraço,

Eder