[R-br] raster e shape file

Thiago V. dos Santos thi_veloso em yahoo.com.br
Quarta Abril 10 22:40:24 BRT 2013

Hélio,

Algumas sugestões foram postadas por mim e pelo Paulo, que envolvem converter o resultado da krigagem em um raster usando as funções do sp ou do raster.

Certas perguntas podem ajudar na solução do problema: qual o nome do objeto produzido pela krigagem em que você está interessado? qual a classe desse objeto? onde estão as coordenadas dele? como converter um objeto dessa classe para um objeto da classe raster?

Seguindo o código que eu Alexandre postou recentemente, eu faria uma matriz ou dataframe a partir de lat lon e krig (baseado no output da krigagem) e montaria um raster usando a função rasterFromXYZ. Uma vez em raster, a conversão para polígono (shapefile) é direta. Veja código abaixo, que pode ser acoplado ao CMR da última mensagem do Alexandre:

#--------------------------------------

# First, add kriging values to the coordinates list
pred.grid$krig<-kc$predict

# Then, create a raster
r <- rasterFromXYZ(pred.grid)

# Last, check the result
plot(r)

# Converting to shapefile is straightforward
s <- rasterToPolygons(r)

# Plot shapefile (BEWARE - pretty slow)
plot(s)

Saudações,