[R-br] R 3.0.0

Manoel Galdino mcz.fea em gmail.com
Quinta Abril 4 10:24:33 BRT 2013

Sobre o consumo de memória, de fato esse é um problema do R, mas há alguns
workarounds que funcionam em muitos casos.

1. Tente não usar loop (use operações vetorizadas).
2. Use o data.table ao invés do data.frame quando possível ( o data.table,
além de ser mais rápido em algumas operações pois usa busca binária, ele
evita cópias redundantes de data.frames em muitas operações simples, como
colnames, por exemplo, o que reduz o consumo de memória).
3. Use a versão 64 bits do R, especialmente na versão 3.0. Uma das
modificações mais destacadas é que agora não há mais o limite de vetor com
tmanho de 2^31 elementos. Esse limite foi aumentado enormemente.
4. Use um compuador com bastante RAM (pelo menos 16gb, melhor 32GB).
5. Se necessário, use alguns pacotes como biglm, ff etc. (mas esses nunca
usei)
6. Use SQL para pré-processar bases grandes e que não cabem em sua RAM
(especialmente se seu comp tem apenas 4 gb de ram)

abçs

Manoel Galdino
https://sites.google.com/site/galdinomcz/