[R-br] Não consigo ler shapefile

Jakson Alves de Aquino jalvesaq em gmail.com
Sexta Setembro 28 19:51:04 BRT 2012

2012/9/28 Emerson Cotta Bodevan <bodevan.ec em gmail.com>:
> seguindo sua sugestão, utilizando o rgal, consegui ler os dois arquivos, mas
> você sabe o que significa esta mensagem de aviso perdida?

> OGR data source with driver: ESRI Shapefile
> Source: ".", layer: "31DSE250GC_SIR"
> with 1633 features and 3 fields
> Feature type: wkbPolygon with 3 dimensions
> Mensagens de aviso perdidas:
> In readOGR(".", "31DSE250GC_SIR") : Z-dimension discarded

Não sei, mas fiquei imaginando que as dimensões X e Y seriam longitude
e latitude e a dimensão Z seria altitude. Se a minha interpretação da
mensagem estiver correta, e se o shapefile, de fato, tinha informação
sobre altitude, essa informação foi perdida.