[R-br] Teste comparativo intra valores de uma matriz

Guilherme Heiden guilhermeheiden em hotmail.com
Domingo Setembro 23 14:28:15 BRT 2012

Opa, muito obrigado Luis Henrique! Mas assim, vou estudar esse cluster, porém o que acontece ao usarmos ele é estarmos sujeitos à essa caixa preta das funções. Vou ver se ainda consigo programar alguma coisa melhor e ver se consigo ver como fazer as coisas funcionam.

Date: Fri, 21 Sep 2012 16:35:12 -0300
From: richfield em ig.com.br
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] Teste comparativo intra valores de uma matriz

Talvez ajude

  # ANÁLISE DE CLUSTER

  # Método hierárquico
  hca=hclust(dist(variáveis), method = "complete", members=NULL)
  plot(hca, hang = -1, main = "Cluster Dendrogram")

  # Método k-means
  kca=kmeans(variáveis,2)

Em 21 de setembro de 2012 16:30, Guilherme Heiden <guilhermeheiden em hotmail.com> escreveu:

Tenho uma matriz dv de distâncias em que transformei os elementos que não me interessam, abaixo da diagonal principal, em 0;

       [,1]  [,2]  [,3]  [,4]   [,5]
[1,]    0 30.5 22.7 21.8 42.9
[2,]    0  0.0  8.8 21.3 67.4
[3,]    0  0.0  0.0 17.7 59.7
[4,]    0  0.0  0.0  0.0 64.5
[5,]    0  0.0  0.0  0.0  0.0

Estou encontrando dificuldades para fazer o seguinte procedimento: eu tenho que a minha menor distância ali é 8.8 em dv[2,3] e assim eu vou agrupar os dados 2 e 3.
Eu estou agrupando através do método do vizinho mais próximo, no qual eu preciso de uma função para agrupar meus dados por tal afinidade.

Sendo assim, precisaria de uma função que comparasse dv[1,2] e dv[1,3] e ficasse com dv[1,3]. Comparasse dv[2,2] e dv[2,3] e ficasse com dv[2,2]. Comparasse dv[2,4] e dv[3,4] e ficasse com dv[3,4]. E por fim comparasse dv[2,5] e dv[3,5] e ficasse com dv[3,5]. De modo que, através desses dados que foram comparados, fosse no final de tudo impressa uma nova matriz, com o seguinte resultado:

[1,]    0 22.7 21.8 42.9
[2,]    0  0.0 17.7 59.7
[3,]    0  0.0  0.0 64.5
[4,]    0  0.0  0.0  0.0

Pode parecer meio sem noção, mas foram comparados todos os valores que se avizinham em torno de 2,3 e 8.8, a lógica é basicamente essa.