[R-br] RES: Tutorial / Material

Clayton Santos Delfino csd em arandanet.com.br
Quinta Setembro 20 09:54:24 BRT 2012

Olá Emerson,

Lembro-me que quando mexia com linux uma forma de contornar problemas como este
era criar links simbolicos com o nome da biblioteca que o programa que você deseja
instalar requer.

Procure por "criação de links simbolicos no linux" ou algo assim em uma ferramenta de busca pois já não me
recordo mais como faze-lo.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços

Clayton

________________________________

De: r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br [mailto:r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br] Em nome de Emerson Cotta Bodevan
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Assunto: [R-br] Tutorial / Material

Prezados,

recorro novamente à lista para três ajudas:

1) preciso usar o R para acessar os sistemas de informação do governo: DATASUS, SINAN, IBGE, etc...

2) Preciso gerar mapas com os dados que acessarei através do R.

Alguém teria tutorial/material sobre o(s) assunto(s)?

Uma outra ajuda seria... estou tentando instalar o Terraview no ubuntu 12.04 (arquivo .deb disponível no site do DPI/INPE). Quando tento inslalar aparece a mensagem que está faltando "libqwt5-qt3". Já procurei e só encontrei o arquivo "ibqwt5-qt4". Porém não consigo alterar o arquivo .deb do terraview para prosseguir na instalação.

Minha intenção é utilizar o Terraview em conjunto com o R. Mas não estou conseguindo instalá-lo devido a essa pendência.

Agradeço imensamente qualquer ajuda.

Atenciosamente,
Emerson.