[R-br] Tutorial / Material

Emerson Cotta Bodevan bodevan.ec em gmail.com
Quinta Setembro 20 08:03:01 BRT 2012

Prezados,

recorro novamente à lista para três ajudas:

1) preciso usar o R para acessar os sistemas de informação do governo:
DATASUS, SINAN, IBGE, etc...

2) Preciso gerar mapas com os dados que acessarei através do R.

Alguém teria tutorial/material sobre o(s) assunto(s)?

Uma outra ajuda seria... estou tentando instalar o Terraview no ubuntu
12.04 (arquivo .deb disponível no site do DPI/INPE). Quando tento inslalar
aparece a mensagem que está faltando "libqwt5-qt3". Já procurei e só
encontrei o arquivo "ibqwt5-qt4". Porém não consigo alterar o arquivo .deb
do terraview para prosseguir na instalação.

Minha intenção é utilizar o Terraview em conjunto com o R. Mas não estou
conseguindo instalá-lo devido a essa pendência.

Agradeço imensamente qualquer ajuda.

Atenciosamente,
Emerson.