[R-br] Ajuda para plotar dados (usando o ggplot2)

Thiago Veloso thi_veloso em yahoo.com.br
Terça Outubro 30 15:17:47 BRST 2012

  Olá Walmes,

  Obrigado pelas dicas.  A mensagem que você mostrou é de dez/11, e desde então eu acredito que o dropbox mudou algumas coisas no protocolo. Por exemplo, na época da mensagem que você mostrou o protocolo de acesso ainda não era o http seguro como é hoje. Suspeito que isso impeça a leitura direta.

  De qualquer forma, você chegou a dar uma olhada nos dados? Acho que o dataframe está organizado de uma maneira ligeiramente diferente do que os pacotes de gráfico esperam...

  Um abraço,
  Thiago.
________________________________
From: Walmes Zeviani <walmeszeviani em gmail.com>
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br; Thiago Veloso <thi_veloso em yahoo.com.br>
Sent: Tuesday, October 30, 2012 12:33 PM
Subject: Re: [R-br] Ajuda para plotar dados (usando o ggplot2)

Seu código ainda não é reproduzível. Para ser, deveria fazer importação direto do link. No caso tenho que fazer download pra minha máquina e ler. Tente prepara-lo para ser lido de maneira semelhante a essa

> a <- read.csv("https://www.dropbox.com/s/50loxmtd2z2eqco/rcp26.csv";)
Erro em file(file, "rt") : não é possível abrir a conexão
Além disso: Mensagens de aviso perdidas:
In file(file, "rt") : esquema de URL não suportado

Eu sei que é possível fazer dowload direto porque o Fernado Toledo faz assim, veja

http://r-br.2285057.n4.nabble.com/R-br-Medidas-repetidas-na-mesma-unidade-experimental-td4209426.html#a4211300

A sua dúvida é simples. Se consultar a documentação da função barplot() vai saber como usar. Para um exemplo veja

https://ridiculas.wordpress.com/2011/06/13/como-fazer-legendas-em-graficos/

o código para gerar o gráfico de barras verdes.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
skype: walmeszeviani