[R-br] Grafico de Barras

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Quinta Outubro 25 13:11:31 BRST 2012

Lembre-se de tentar fornecer dados de exemplo, senão fica dificil
apresentar uma solução, as pessoas podem te dar soluções que devido a forma
como vc organiza seus dados não funcione. Leia o guia de postagem (
http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia).

Mas veja se é mais ou menos isso sua necessidade:

#gerando dados de exemplo, cidades são letras
dados<-data.frame(cidades=letters[1:10],percentual=runif(10,0,100),pop=round(runif(10,40000,60000)))

#olhe como estao os dados
dados

#fazendo um grafico de barras de exemplo, olhe que eu usei o comando
ifelse() pra falar as cores de acordo com o valor percentual
barras<-barplot(dados$percentual,names.arg=dados$cidades,col=ifelse(dados$percentual>=70,"blue","orange"))

#Agora vc quer marcar um asterisco em cima de cidades com população maior
que 50 mil
dados$pop>50000

#sabendo quais são essas cidades, podemos tentar fazer isso com text(),
fale as coordenadas que quer colocar o asteristico selecionadas com o
comando acima e isso é adicionado ao grafico de barras
text(barras[dados$pop>50000],dados$percentual[dados$pop>50000]+5,"*",cex=3)

Espero que ajude.

Grato
Augusto C. A. Ribas

Site Pessoal: http://recologia.blogspot.com.br/<http://augustoribas.heliohost.org>