[R-br] ggplot2 ou Lattice

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Sexta Outubro 19 22:16:51 BRT 2012

Leonard,

Falo como quem só conhece a lattice e nunca fez um gráfico da ggplot
(viés). A verdade que o que você faz com um você também faz com outro. É
por isso motivo que nunca me interessei em aprender a ggplot. A lattice tem
sido suficiente. Outra que não gosto do padrão default dos gráficos em
cinza mas reconheço que isso é customizável. Agora uma coisa é verdade, os
gráficos da lattice são gerados mais rápido. A ggplot demora pra fazer os
gráficos, pelo que eu observei outras pessoas fazendo e rodei códigos da
blogesfera R. Eu acho simples compreender e dominar os recursos da lattice
e tem mais pacotes que usam lattice para apresentar resultados que ggplot,
como exemplo temos a nlme, lme4, e alguns pacotes que trabalham com mapas.
Não sei de nenhum pacote que use a ggplot. Se você lida com esse pacotes é
mais útil saber lattice. O ideal é saber as duas, claro, mas diante da
limitação de tempo eu iria para lattice primeiro.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
skype: walmeszeviani