[R-br] Família APPLY...

Alisson Lucrecio alissonluc em yahoo.com.br
Segunda Outubro 15 21:33:09 BRT 2012

Andrebvs,
apply vc aplicar quando seu objeto é uma data frame. Por exemplo: vc quer calcular a média de uma data.frame com 3 variaveis, em vez de vc pedir mean para var1, mean para var2, etc. Vc aplica uma apply(data.frame, mean) e isso te retorna uma data frame com as médias.
lapply e sapply funcionam quase da mesma forma, as duas vc vai usar quando seu objeto for uma data,frame e vc quer que rotorne uma lista, porem a sapply vai retorna uma list ou uma data.frame, dependendo dos seus dados. As outrras eu uso pouco, porem eu prefiro usar as funcões do pacote plyr, elas otimizam o processamento.
Elas funcionam quase igual.
dlply quando vc tem data frame e vc quer que retorne uma lista.
ldply quando vc tem uma liste e vc quer uma data.frame.
llply para list.
Eu uso muito essa ultima, acho que otimiza todo o processo. Por exemplo: vc quer fazer uma aov de uma data.frame com 10 variáveis. Eu vez de vc aplicar uma
dlply(data.frame, function(x){
 with(x, aov(trat ~ y, data=x))
})
vc transforma tudo em list e aplica em tudo de uma só vez. Assim fica tudo mais fácil. o importante é pratique  e pratique mais. rsss

Att

Alisson Lucrécio da Costa

________________________________
 From: andrebvs <andrebvs em bol.com.br>
To: "r-br em listas.c3sl.ufpr.br" <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Sent: Monday, October 15, 2012 8:19 PM
Subject: [R-br] Família APPLY...

Olá colegas!

Percebo que a familia APPLY é bastante utilizada pelos Rsistas (usuários do R), inclusive, as vezes também chego a utilizar.
Porém, gostaria de saber melhor em quais situações devo usar tais funções abaixo? Qual a idéia de usar tais funções?
Alguém aqui, poderia nos dar exemplos curtos para se ter uma noção do uso de cada uma dessas funções?

Funções:  sapply() lapply() apply() mapply() tapply() rapply() dapply()

desde já agradeço!

Att.
André