[R-br] Áreas correlatas - Hospitais são acusados de substituir médicos por enfermeiros em cirurgias

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Quinta Novembro 29 19:26:59 BRST 2012

Estatistica e' uma area multidisciplinar. Ha' situacoes que um
profissionais de outra area com o devido treinamento podem executar tarefas
especificas tao bem quanto um Estatistico de carteirinha. IMHO,
a palavra-chave para a nossa area e' colaboracao,  nao exclusividade.

Se formos por este caminho (fechar as portas de areas multidisciplinares),
logo voce tera' de parar de escrever linhas de codigo em R, SAS, SPSS ou o
q quer que seja sua linguagem preferida, pq quem tem o diploma nessa area
e' o pessoal da Ciencia/Engenharia de Computacao.

Se vc quiser pensar em cirurgia como algo tambem multidisciplinar, e'
facil... Basta o profissional da outra area ter tambem um treinamento
adequado e problema resolvido... O lance e' que o treinamento adequado
neste caso basicamente se resume a uma nova graduacao + alguns anos de
residencia + especializacoes.

Pra ser sincero, a gente precisa pensar em atividades comuns de cada
profissional... Para um estatistico, nao e' incomum fazer uma regressao e
ter q lidar com residuos que nao se comportam como esperado.... Para um
cirurgiao, nao e' incomum ter que lidar com algo inesperado qdo o paciente
esta "aberto"...

Na minha opiniao, e' mais facil eu treinar o medico p fazer uma regressao e
lidar com o problema dos residuos esquisitos, do que ele me ensinar a fazer
uma hepactomia e resolver o problema de um paciente tendo uma parada
cardiaca no meio do procedimento....