[R-br] Divulgação de R como software livre de estatística

Leonard de Assis assis.leonard em gmail.com
Quarta Novembro 28 12:24:33 BRST 2012

Meu primeiro pacote estatístico foi o Minitab

Depois aprendi a usar o SAS

Já no fim da graduação, tive contato com o SPSS e o SYSTAT (Hoje faz
parte do SPSS)

Fui aprender a usar o R em 2002 em um projeto no MEC.

Sinceramente, o R pra uso geral é MUITO superior aos demais. Pacotes
como o Minitab chegam a perder o sentido prático (Pagar por algo que
você tem de graça)

Aí vem o mercado.

Hoje, a realidade do mercado é que as grandes empresas usam o SAS (E
pagam milhões de reais em consultoria para este software.

Mas o SAS possui um custo proibitivo para as pequenas e médias empresas.
Este é o mercado do R hoje.

Mas é melhor olhar o seguinte link:
http://r4stats.com/articles/popularity/ para entender como realmente
pensa o mercado HOJE