[R-br] Divulgação de R como software livre de estatística

Gilbert Queiroz gilbert_queiroz em yahoo.com.br
Quarta Novembro 28 10:52:36 BRST 2012

Richard...
O R trabalha com grandes bases de dados.
Baixei o Revolution e instalei na minha máquina e estou fazendo os testes com arquivos com grande qtdes de dados e estou obtendo bons resultados.
Mas o R normal, o comum, tb trabalha com bases grandes de dados. Demora um pouco mais, mas dá resultado.
Concordo com vc qto ao conhecimento do programa, principalmente com relação ao tempo.
Mas, ainda prefiro o R.
Abs.
Gilbert.

________________________________
 De: Richard Santos <jamesrichardsantos em gmail.com>
Para: r-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Enviadas: Quarta-feira, 28 de Novembro de 2012 9:49
Assunto: [R-br] Divulgação de R como software livre de estatística

Caros,
Pelo que estou aprendendo do R, penso em alguns pontos importantes
sobre como falar para as empresas e instituições do governo a respeito
do software livre em Estatística, o único que existe que atende
requisitos mínimos, o R. Peço que apontem quando discordar de algum
ponto. Obrigado.

- uma programação mais extensa do que os outros sotwares estatísticos
viáveis (que são pagos, a maioria não tão caros - Stata: 3.290 reais,
Minitab: 2990 reais, o próprio Revolution R: 2000 reais, SPSS: um
pouco mais, SAS: mais caro);

- demanda mais tempo de aprendizado do que os demais também, antes de
começar a usar;

- uma das soluções para grandes bases e com point in click do R é
paga, então acaba não tendo a vantagem de ser livre;

- sem ser pago, o R também tem soluções de grandes bases e de point in
click, mas é preciso já conhecer R de intermediário para avançado para
conseguir instalar e conseguir usas essas opções. A maioria das
pessoas que falam que o R faz tudo e gratuito, defende mas sem na hora
saber fazer, tendo apenas o nível básico do software. Ainda preciso
ver alguém com razoável conhecimento do R usando grandes bases de
dados, ou testar os pacotes sugeridos pela lista (vou fazer isso).

Richard