[R-br] Movimento Valorização do profissional de Estatística, já!

Richard Santos jamesrichardsantos em gmail.com
Sexta Novembro 23 15:27:59 BRST 2012

E esclarecer que: um software de geoprocessamento não tem estatística,
tem estatística básica e conglomerados. Um bioestatístico não é
estatístico, é bioestatístico. Um econometrista não é estatístico, é
econometrista. Um economista que sabe modelos matemáticos e
econômicos, e que de modelos estatísticos só teve uma disciplina de
regressão e Séries Temporais, só sabe  regressão e Séries Temporais,
pelo menos em que se formou. Pela grade de formação dele, não sabe
mais, não sabe inferência, amostra, etc. Quem sabe amostra por cotas é
porque não sabe amostra probabilística, e eu não tenho coragem de
discutir a validade da aleatoriedade, sem fazer um doutorado antes
sobre isso. Um estatístico necessariamente mexe com bases, e muitos
com BIG DATA, outro profissional que trabalha com BIG DATA
necessariamente não é um estatístico. Se as pessoas, a ciência,
valoriza tanto a estatística, não vamos deixar acontecer um sequestro
mal feito, e valorizá-la também.
Abçs.
Richard