[R-br] rect.hclust

Mauricio Figueira mauriciofigueira em ymail.com
Quinta Novembro 22 13:41:22 BRST 2012

Oi, estou tentando delimitar os grupos no Cluster analysis, porém a função rect.hclust extrapola os limites dos retângulos, deixando-os abertos.

O script que estou usando segue abaixo.

#dissimilaridade EUCLIDIANA

dis<-vegdist (dados, method = "euclidean")
dis
range(dis)
clust<- hclust(dis, "average")
plot(clust, main="Análise de Agrupamento", sub="Ligação pela média",
xlab="Locais e orgãos", ylab="Dissimilaridade (Distância Euclidiana)")
cor(dis, cophenetic(clust))
rect.hclust(clust, k=2, border="red")#desenhar dois retângulos
x <- rect.hclust(clust, h=40)#cortar na altura de 40

Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

Maurício Figueira
Mestrando em Engenharia Florestal (UFSM)
Herbário do Departamento de Ciências Florestais (HDCF)
Currículo: http://lattes.cnpq.br/1022600405818850
Tel.:(55) 9663-4920