[R-br] R versus SAS e SPSS

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Sexta Novembro 16 17:06:24 BRST 2012

Eu concordo com o Fernando sobre qual o propósito dessas mensagens.
Acompanhei as mensagens anteriores sem me manifestar mas agora eu tenho
algumas considerações a fazer. Para começar o melhor software é como
religião, não tem melhor, tem a que te faz bem, siga o que você acredita.
Como o R é a minha "religião", pra mim é superior a qualquer outro pois
atende com supremacia todas as minhas necessidades. Para a minha realidade
só o R se encaixa devido a ser livre, custo zero, meus alunos podem ter em
suas máquinas, eu posso disponibilizar meus códigos em qualquer parte e
existe demanda de várias instituições que estão adotando o R pois a licença
de outros aplicativos tem pesado em seu orçamento. Com a mesma receita eles
passam a usar o R com condições de ter capacitações sobre o R 3 vezes por
ano para ser minimalista. Meus alunos às vezes perguntam "professor, porque
tenho que aprender o R se vou usar outro quando for contratado?", eu brinco
e respondo "se você tirar carteira de motorista em carro A você nunca vai
dirigir o carro B? só muda a posição da marcha ré às vezes.". Esses alunos
são jovens e não conhecem nenhum aplicativo, eles querem/devem aprender
todos, eu incentivo isso, para se preparar para o futuro. Se você consegue
se virar com outros aplicativos sem ser o R, ótimo, mostra que você não
precisa dele. Se aprender vai te tomar tempo, não o faça. Siga com o que
tem. Caso considerar o R, nossa lista de discussão, e não de
lamentação/reclamação, existe para colaborar.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
skype: walmeszeviani