[R-br] Lattice Design

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quinta Novembro 15 19:22:56 BRST 2012

Fernando,

Já rodei os exemplos do Pimentel e do Ramalho et al. Implementação de ambos
estão disponíveis nos scripts que levei para o Curso mais recente que dei
na Embrapa Arroz e Feijão (que terminei ontem). O link para arquivos do
curso é esse

http://www.leg.ufpr.br/~walmes/cursoR/cnpaf2/

Pegue o script lati.R. Eu nunca olhei a implementação do C&Cox e fiquei
curioso e imaginando será que os livros divergem? Meus códigos reproduzem o
Pimentel. Bem, com os seus dados a análise que atualmente faço é essa

rm(list=ls(all=TRUE)); ls()
download <- read.table('http://dl.dropbox.com/u/38195533/dados_CC.txt',
                       header = TRUE, # com cabecalho
                       sep = '\t', # separador de celulas <TAB>
                       dec = ',', # separador de decimal <, (virgula)>
                       na.string = '.') # indicador de omissao
str(download)

## lendo e transformando variaveis em fator
dados <- transform(download,
                   trat = factor(trat), # transforma em fator
                   rep = factor(rep), # idem
                   bloco = factor(bloco)) # ...

all(complete.cases(dados)) # completo
xtabs(~rep+trat, dados)
xtabs(~rep+bloco, dados)
xtabs(~bloco+trat+rep, dados)

str(dados) # estrutura da planilha

m0 <- lm(terms(resp~rep/bloco+trat, keep.order=TRUE), data=dados)
anova(m0)

require(doBy)
popMeans(m0, effect="trat")

require(nlme)
dados$blocoin <- with(dados, interaction(rep, bloco, drop=TRUE))
mm0 <- lme(resp~rep+trat, random=~1|blocoin, dados)
anova(mm0)

popMeans(mm0, effect="trat")

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
skype: walmeszeviani