[R-br] Geoestatística_dúvida...

Eder Comunello ecomunel em gmail.com
Quarta Novembro 14 20:13:48 BRST 2012

Olá, novamente!

Retomando a dúvida do colega André...

Comecei a estudar a geoestatística de fato, faz pouco. Ainda estou longe de
ser um profundo conhecedor, mas acredito que já seja possível arriscar uns
palpites:

Para uma primeira análise dá pra tomar a média (decendial, mensal),
procurando atenuar este desbalanceamento. Por exemplo, tomando a média das
estações com séries maiores que 20 anos, utilizando somente os dados a
partir de 1970 (ou 1980).

Uma opção melhor seria calcular a probabilidade de ocorrência de chuvas (p.
ex. 75 ou 90%) para cada localidade e usar os valores obtidos para a
análise geoestatística.

É esperado que os dados de precipitação apresentem uma tendência em relação
à latitude e altitude, que deve ser considerada no modelo geoestatístico
('remoção' da tendência). No caso de trabalhar com estações pluviométricas,
é bastante comum que as grandes distâncias entre estações não permitam
'capturar' a variabilidade espacial e no final você acabe optando por uma
interpolação mais simples, tipo 'inverso da distância'.

À medida que você for fazendo suas análises seria legal poder contar com
alguém da área de clima/meteorologia para balizar os procedimentos e
interpretações.

Éder Comunello

Ph.D. Student in Agricultural Systems Engineering (USP/ESALQ)
Piracicaba, SP, Brazil [22 42.7'S, 47 37.8'W]

Researcher at Embrapa Western Region Agriculture
Dourados, MS, Brazil [22 16.5'S, 54 49.0'W]
UTC-03:00

Em 11 de novembro de 2012 21:56, andrebvs <[hidden
email]<http://r-br.2285057.n4.nabble.com/user/SendEmail.jtp?type=node&node=4656955&i=0>