[R-br] Diferenças de R2 entre regressões lineares com e sem intercepto

marcelo claro de souza marcelo.claro.souza em gmail.com
Terça Novembro 13 10:11:47 BRST 2012

Bom dia a todos.
Rodei duas correlações lineares com e sem intercepto, utilizando o mesmo
conjunto de dados, para a determinação de uma equação para determinação da
área foliar de uma espécie arbórea.
regressão com intercepto lm(y~x)
regressão sem intercepto lm(y~0+x) ou lm(y~x-1)

O R2 da equação sem intercepto foi maior que o R2 da regressão com
intercepto, e o assessor de uma revista questionou que isso seria
matematicamente improvável e solicitou que eu refizesse as análises. Refiz
e obtive os mesmos resultados.
É possível essa variação nos valores de R2 ou estou fazendo algo errado?
Muito obrigado pela ajuda.
Abraço

Marcelo