[R-br] Gráfico de previsão ARIMA

Carlos pombo sonderblohm c.sonderblohm em gmail.com
Terça Novembro 6 07:07:02 BRST 2012

Ola Kaue, Ha varias librarias do R que ajustam modelos ARIMA, embora o
processo de ajuste destes modelos a uma serie temporal de dados merece um
pouco de estudo e revisao dos componentes autoregressivos (AR) e 'moving
average (MA) assim como os conceptos fundamentais deste campo da
estatistica, como white noise, stationarity, correlation, etc. para assim
poder escolher adequadamente os parámetros p, q, s do modelo! eu levo uns
quantos meses ja atras destes modelos, e recomendo-te o livro do Stoffer &
Shumway time series analyses and its applications with R examples, este
livro tem um site en internet :
http://www.stat.pitt.edu/stoffer/tsa3/
onde podes até copiar os scripts para tentar teus propios ARIMA e fazer
predicções!
boa sorte
Carlos

2012/11/6 kaue veras <kaueveras em gmail.com>

> Boa noite Pessoal,
>
> Será que vocês poderiam me ajudar, pois estou fazendo meu trabalho de
> monografia baseado no modelo ARIMA.
>
> Alguém saberia como eu poderia gerar um gráfico de previsão do modelo
> ARIMA?
>
> Desde já agradeço.
>
> Atenciosamente,
>
> Kauê P. Veras da Cunha
> Estatística - UERJ
> MSN: kaueveras em hotmail.com
> E-mail: kaueveras em gmail.com
> Cel: (21) 8254-9601

Carlos A. Pombo Sonderblohm
PhD Student on Marine Science (Fisheries)
Faculdade de Ciências e Tecnología
Universidade do Algarve,
Campus de Gambelas
8005-139 Faro