[R-br] odfWeave problemas com acentos

Jakson Alves de Aquino jalvesaq em gmail.com
Quinta Maio 24 14:23:09 BRT 2012

2012/5/24 Walmes Zeviani <walmeszeviani em gmail.com>:
> Estou montando um micro tutorial de odfWeave e observei problemas na
> geração de documentos. Eu tenho um arquivo odf, gerado pelo
> OpenOffice Writer com o seguinte conteúdo
>
> #---- conteúdo do arquivo odf, walmes_teste1.odf ----
> Isso é um teste
> <<teste, echo=TRUE>>
> x <- rnorm(100,50,3)
> summary(x)
> @
> #---- fim do arquivo walmes_teste1.odf ---
>
> Abro uma sessão R para compilar por meio dos comandos que apresentam a
> mensagem de erro abaixo.

[...]

> Erro: ‘content.Rnw’ is not ASCII and does not declare an encoding
>
> Se eu removo o e acentuado da frame "isso é um teste" para "isso e um
> teste", a compilação tem sucesso.

Sugiro que escreva para o autor do odfWeave e peça a ele para:

  1) Tornar a função odfWeave() mais inteligente para que "adivinhe"
     qual é a codificação de caracteres e passe os argumentos
     necessários para as funções chamadas internamente.

  2) Acrescentar uma opção em que possamos indicar a codificação, caso
     a função odfWeave() não faça a adivinhação corretamente.

Boa sorte!

--
Jakson Alves de Aquino
Universidade Federal do Ceará