[R-br] Como ler formato dbc no R

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Quarta Maio 9 06:44:28 BRT 2012

Primeiro de tudo bom dia a todos

Na minha atividade costumo a usar bancos de dados do Ministério da
Saúde. Recentemente precisei trabalhar com todas as internações do país
disponíveis para análise. O que dava uma quantidade boa de arquivos pois
são 17 anos de arquivos mensais por estado = 5.486 arquivos. Mas isto
não chega a ser um problema.

O problema é que o arquivo vem num formato de dados .dbc, que até onde
consegui descobrir é de DBF compactado utilizado pelo foxpro. Como eu
uso linux tenho que emular um windows (wine) utilizar o programa tabwin
para transformar dbc em dbf. Como isto o conjunto de dados sai de 10 Gb
para 35 Gb.

No intuito de simplificar minha vida gostaria de saber de vocês; é
possível um mortal que utiliza R 2.15 - atualizado e com praticamente
todo e qualquer pacote instalado - rodando Ubuntu 12.04 64 bits num
phenom 2 X6 ler diretamente estes arquivos .dbc ? Se for possível o que
devo fazer?

Antes de mais nada envio o menor arquivo que trabalho como Minimo
Exemplo Reprodutível. Ele esta em 2 formatos .dbc e .dbf corresponde ao
extrato das internações de Roraima de dezembro de 1997

Certo de sua atenção e genialidade já me despeço agradecendo

[]s
Tura