[R-br] Ajuda com particionamento de soma de quadrados usando nlme

Olympio Neto olympiotneto em gmail.com
Domingo Março 25 18:34:46 BRT 2012

Walmes, muito obrigado pela resposta.

Eu sou estatístico e sabia que o REML não trabalha com o teste F pela
partição de soma de quadrados. Eu acho que me expressei mal. Queria
mostrar somente o que queria fazer e relendo a mensagem, realmente
parece que quero fazer partição de SQ... bobeira minha e desde já,
desculpe. Era para ser o exemplo.

Outra coisa, eu tentei reproduzir o código do meus dados ... não serviu?
Para mim, isso era um CMR. Reproduzi a estrutura dos meus dados e tentei
mostrar o que fiz e o exemplo da forma como seriam as partições dos testes.
Quanto às dicas, vou tentar anova com modelos aninhados... não tinha
pensado nisso e é relativamente fácil. Usei o teste anova (mod1, mod2)
para ver qual melhor estrutura de correlação funcionava e tal, mas para
testar os elementos fixos, não fiz. O pacote aod não conheço, vou estudá-lo.

Peço desculpas novamente por não me fazer entender e quando você tiver
um tempo, escreve um tópico sobre dados com medidas repetidas... ia ser
uma bênção, isso!

Abs e obrigado.

Olympio