[R-br] Séries Temporais com frequências distintas

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Sexta Março 16 06:31:38 BRT 2012

On 03/15/2012 11:34 AM, Taynãna César Simões wrote:

> Prezados,
>
> Estou analisando uma série de contagens de eventos por semana
> epidemiológica, entre os anos de 2007 a 2010. No entanto, no ano de 2008
> existem 53 semanas epidemiológicas, e não 52 como nos demais anos.
>
> Então, o problema é que se crio um série temporal da forma tradicional,
> com freq=52 semanas, ele considera a semana 53 de 2008 como a semana 1
> de 2009. Minha série vai da semana 5 de 2007 à semana 52 de 2010.
> Usei: serie <- ts(contagens, start(2007,5),freq=52)
>
> Minha idéia então era criar uma série para cada ano e juntá-las depois,
> [...]

Acho que sei qual o seu problema o ano de 2008 é bissexto e por isso tem
o dia 29/02, nos outros anos 52 semanas é suficiente neste não.

Quanto ao seu pedido o pacote xts deve resolver isto ...

[]s
Tura