[R-br] problemas com função nls

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Sábado Março 10 22:55:51 BRT 2012

O modelo q vc empregou a-b*exp(c*X) nao e' linearizavel por meio de
log() para valores gerais (seria, por exemplo, com a=0). O fato de o
grafico parecer uma reta, nao quer dizer que seja uma reta... Note que
se vc fizer um grafico de uma parabola e der um zoom bastante grande,
eventualmente vc vera' "uma reta"... isso mostra uma caracteristica
local da funcao e da' uma boa sugestao de como modelar, caso seu
interesse esteja nas propriedades locais da funcao.