[R-br] sobre a utilização de processamento em vários núcleos

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Quarta Março 7 09:20:59 BRT 2012

Olá,

Rodo o R 64-bit no Ubuntu 10.04 em uma máquina com processador Core i7 e 8
Gb de RAM.

Nesta semana começei a fazer uma análise de cluster, utilizando basicamente
o pacote vegan, sobre uma matriz grande.

O cálculo das ligações (hclust) levou três hora e meia para ser efetuado
(!!!). Vi que apenas um núcleo do processador estava sendo utilizado.

Começei então a procurar alternativas que permitissem o aceleramento dos
cálculos e a utilização dos outros núcleos, que estão sub-utilizados.

Li sobre o pacote multicore e outros, inclusive em mensagens nesta lista.
Muitas coisas não ficaram claras para mim e, no final, não compreendi como
proceder sua utilização no meu caso (ou mesmo se é possível).

É possivel rodar uma análise de cluster fazendo utilização dos diversos
núcleos?

Agradeço qualquer orientação e/ou indicação de documentação.

Abraços,

Antônio

--
Antônio Olinto Ávila da Silva