[R-br] [R-BR] Erro em rodar os variogramas empiricos com o pacote geoR

Rodrigo Sant'Ana rodrigo.gringo em gmail.com
Segunda Março 5 20:09:14 BRT 2012

Boa noite Listeiros da R-BR,

  estou com um problema no uso de algumas funções do pacote geoR,
entretanto, acredito que seja pelo tamanho da base de dados.
Infelizmente, não posso disponibilizar a base de dados para
replicarmos aqui. Mas simulei algo parecido para que vocês tenham uma
ideia.

set.seed(125)
x <- grf(10000, grid = "reg", xlim = c(-3.34, 8.03), ylim = c(-2.85,
6.32), cov.pars = c(122, 0.2), mean = 45)

y <- variog(x, option = "cloud", estimator.type = "modulus", max.dist = 14.61)
variog: computing omnidirectional variogram
Erro: não é possível alocar vetor de tamanho 381.4 Mb
Além disso: Mensagens de aviso perdidas:
In if (class(geodata) %in% ls(pattern = glob2rx("Spatial*DataFrame"),  :
a condição tem comprimento > 1 e somente o primeiro elemento será usado

Na base que estou utilizando para análise, não aparece essa mensagem de aviso.
Só aparece o Erro de alocação de vetor de tamanho.

Será que vocês podem me ajudar a resolver esse impasse?

abraço a todos e muito obrigado!