[R-br] identificação de grupos em um cluster

Humberto Hazin hghazin em hotmail.com
Sexta Março 2 20:37:06 BRT 2012

Olá Antonio,

A melhor solução que encontrei para resolver esse problema foi (deve
haver outra forma melhor, mais funcionou):
library(vegan)
data(dune)
dis <- vegdist(dune)
cluc <- hclust(dis, "complete")
plot(cluc)
rect.hclust(cluc, 3)
grp <- cutree(cluc, 3)
grp

namesI<-c("I")
namesII<-c("II")
namesIII<-c("III")
legend(0.4,0.98,namesIII,cex=1.5,bty="n",bg ="white",col="white")
legend(5.2,0.98,namesI,cex=1.5,bty="n",bg ='white')
legend(14.2,0.98,namesII,cex=1.5,bty="n",bg ='white')

Um abraço

Humberto Hazin