[R-br] Diferença entre duas abordagens de comparação usando GLM

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Domingo Junho 17 22:34:11 BRT 2012

Na minha opinião, o procedimento 2 carrega muito da idéia do
Skott-Knott. Ambos são válidos pois o 1 é um teste de comparação
múltipla de parâmetros e o segundo é um teste de razão de
verossimilhanças entre modelos aninhados. Fique com o que for mais
confortável mas lembre-se que em 1 você compara parâmetros e em 2 você
compara modelos. Um estudo sobre os níveis de cobertura dessas
abordagens seria um coisa interessante.

À disposição.
Walmes.

On 6/17/12, ASANTOS <alexandresantosbr em yahoo.com.br> wrote:
> Boa noite pessoal,
>
>        Gostaria de saber se do ponto de vista da interpretação
> estatística do método empregado, existe diferença entre comparar 3
> tratamento hipotéticos usando:
>
> 1)
> require(multcomp)
> y<- c(mapply(rpois, lambda=c(5,20,5), MoreArgs=list(n=100)))##Criação da
> variável resposta
> trat <- gl(3,100) ##Criação dos tratamentos
> m.1 <- glm(y~trat,family="poisson")
> anova.m.1 <- anova(m.1, test="Chi")
> anova.m.1
> summary(glht(m.1, linfct=mcp(trat="Tukey")))
> [...]

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani