[R-br] simulação da normal bivariada

Sandro Sperandei ssperandei em hotmail.com
Sábado Junho 16 20:18:11 BRT 2012

Natalia,

Provavelmente, o problema está na sua matriz de correlação. Se vc fizer cor(bnorm), verá que os dados gerados apresentam sempre correlação próxima a 0,19. De onde vieram os valores usados na matriz?

From: Natalia Martins
Sent: Saturday, June 16, 2012 7:39 PM
To: R-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: [R-br] simulação da normal bivariada

Boa noite pessoal,
estou tentando simular dados diários de temperatura e radiação solar usando uma normal bivariada e após a simulação eu tentei fazer uma reta de regressão para verificar se minha simulação esta de acordo, ou seja, eu esperaria uma reta pois os valores deveriam ser iguais. No entanto quando a faço o meu R^2 ajustado é ruim (sei que tambem devo fazer testes e não apenas olhar o R), alguem pode me ajudar, pois acredito que estou fazendo algo errado?

a programação que estou utilizando segue a baixo:

# gerando os dados normal bivariada
set.seed(1234) #semente
sigma <- matrix(c(19260.71398,28.92129,28.92129,2.173789), ncol=2)
sim_bnorm <- rmvnorm(n=1000, mean=c(mean(RST$RS),mean(RST$Temp)), sigma=sigma)
bnorm <- data.frame(sim_bnorm)

simulado <- sample(bnorm$X2,31)

modelo <- lm(simulado~RST$Temp)
summary(modelo)

plot( RST$Temp , simulado,xlab="Valores reais",ylab="Valores simulados")
abline(modelo,col="red")

Muito obrigada