[R-br] Ajuda com pacote "seas"

Jônatan jdtatsch em gmail.com
Quinta Janeiro 5 18:01:44 BRST 2012

Olá Inajara,

cole as colunas, ano, mes e dia e depois converta para a classe date.
exemplo:

x <- expand.grid(ano=2000,mes=1, dia=1:31)
## gerando dados de chuva
x$Precip <- sample(c(0,1), 31, replace=T)

## adicionando coluna "date" ao dataframe
x$date <- as.Date(do.call("paste", c(x[,1:3], sep="-")))

require(seas)

CCS <- interarrival(x, var="Precip",inv=T)
## inv = T, a data de saída corresponde a data do primeiro dia seco da
sequencia de dias secos
## a variável de interesse no seu caso é a "dry"
CCS
        date dry wet
1 2000-01-02   1  NA
2 2000-01-04   2   1
3 2000-01-07   2   1
4 2000-01-13   1   4
5 2000-01-17   2   3
6 2000-01-21   1   2
7 2000-01-23   2   1
8 2000-01-26   1   1

[ ]'s

2012/1/5 Inajara Welter Macedo <inajarawm em hotmail.com>

>  Ola,
>
> Estou trabalhando com dados de precipitacao, de 10 anos, e quero obter
> resultados de periodos de seca.
> Preciso contar quantos dias consecutivos sem chuva houve, ao todo, e por
> ano e depois por mes.
>
> Meus dados eram uma matriz de 4 colunas, chamado "*mod1", *cada coluna
> corresponde ao ano, mes, dia, e precipitacao,* *mas transformei para
> data.frame, para poder utilizar o pacote "seas":    as.data.frame(mod1)
>
> Tentei usar a funcao "interarrival":  CCS<-interarrival (mod1, var =
> [...]

#------------------------------------------------------------------------------#
# Jônatan Dupont Tatsch
       #
# Climate and Biosphere Laboratory
   #
# Department of Atmospheric Sciences                                      #
# Institute of Astronomy, Geophysics and Atmospheric Sciences #
# University of São Paulo
        #
# Rua do Matão, 1226
       #
# Cid. Universitária, São Paulo, SP, Brazil, CEP: 05508-090       #
# Phone:+55 11 3091-4772, Fax:+55 11 3091-4714                    #
# http://jonatandupont.weebly.com/index.html          #