[R-br] teste nao parametrico Mann-Kendall

Fernando Colugnati fernando em ipti.org.br
Sexta Fevereiro 17 15:59:30 BRST 2012

Oi Cesar, ótima colocação.
Também não sou versado neste assunto, e por isso o pitaco talvez
"inadequado". Mas acho que isso também seria problema no não -paramétrico,
na minha opinião. O que vc levanta é mais uma questão de delineamento/
modelagem do problema do que necessariamente da técnica a ser empregada.

A pergunta dela é uma questão de testar tendência linear de número de secas
ao longo dos anos...o modelo daria isso, já o significado e interpretações
válidas para esta tendência, realmente não tenho nada a dizer, sob o risco
de dizer bobagem (mais do que normalmente já falo).

Abs