[R-br] desempenho de um modelo linear a partir de valores previstos e outros dados

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Segunda Agosto 20 20:16:36 BRT 2012

Caro Gilenio,

Obrigado pela ajuda. Esse tipo de validação é possível mas não é o tipo que
eu já estava fazendo. Por isso, apesar de possível não era conveniente para
mim.

Assim eu estimei os R dois a partir do seguinte script. Não foi dificil...
apenas queria laguma coisa mais pronta.

SStot <- sum((w2$desfecho - mean(w2$desfecho))^2)
SSreg <- sum((round(predict(pen.lmfit7,w2))- mean(w2$desfecho))^2)
SSerr <- sum((w2$desfecho - round(predict(pen.lmfit7,w2)))^2)
dft <- nrow(w2)-1
dfe <- nrow(w2)- p.bic$df -1
R2 <- 1 - (SSerr / SStot) # R2 bruto
R2adj <- 1 - ((SSerr /SStot )*(dft/dfe)) # R2 ajustado
R2; R2adj # 0.645 0.610

Abraços,

Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil
Curriculum Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6597654894290806
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - Brasil
Av. Brasil 4365,
CEP 21040-360,