[R-br] Como estimar R2 de modelo linear a partir de previsões em novos dados?

Fernando Colugnati fcolugnati em gmail.com
Quarta Agosto 8 20:37:15 BRT 2012

Pedro, me desculpe, mas conceitualmente isso não faz sentido do ponto de
vista frequentista que vc está empregando. No máximo vc conseguirá bandas
de confiança para extrapolações e interpolações a partir dos seus dados, e
verificar se as "previsões com novos dados" (que não são previsões no
sentido que vc está querendo) caem dentro destas bandas. o que isso
significa, não sei ao certo. Na verdade técnicas como Análise Discriminante
e modelos de clasificação utilizam este tipo de abordagem como validação do
modelo, a chamada Crossvalidation, mas mesmo lá, são feitas apenas medidas
de "acerto" nas classificações, dado que se sabe o estado real das
observações desta nova amostra (eg: Doente e Não Doente).

"quero e saber se a qualidade das previsoes no futuro sem mantem como no
ajuste inicial" . Isso não vai acontecer, principalmente se seus novos
dados estiverem em uma amplitude diferente de observação (algo que o Ivan
já apontou no email dele).

Este seu raciocínio me parece muito mais algo Bayesiano....aliás, modelos
de regressão para prognóstico de pacientes é algo muito pouco preconizado,
vide literatura (Bland, Altman, Greenland, Rothman, etc...).

Abs

Fernando A.B. Colugnati