[R-br] Duvida Regressão

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Segunda Abril 30 09:23:07 BRT 2012

Sergio

o R2 baixo pode ser por diversas razoes inclusive o talvez baixo valor
explicativo das covariáveis.
Outro fato é sempre olhar o R2 com reservas.
É ainda possível que a relacao nao esteja linear com as covariaveis e
talvez voce precise transformar estas tambem
Em verificaria graficos da resposta (transformada) contra as covariáveis
para examinar a existencia e forma das relacoes de forma descritiva antes
de tentar ajustar um modelo.

Um expediente util é usar gam() para deixar os dados indicarem a relacao

quanto a outras distribuicoes a funcal glm() generaliza a lm().
O argumento family permite escolhar distribuicoes.
A gam() tb tem o mesmo argumento

Neste ponto sugiro consultar exemplos de glm's em
algum texto como Introductory statistica with
R (Daalgard), MASS (Venable & Ripley), dentre tantos outros