[R-br] VarCorr - nlme

Fernando Antonio de souza nandodesouza em gmail.com
Sexta Abril 20 13:33:48 BRT 2012

O  "-1" é aceito na função lme. Ele significa retirar o intercepto do
modelo aleatório. significa dizer que os efeitos aleatórios não estão
associados com o intercepto (intercepto fixo) e somente com as inclinações
(pelo menos foi isto que entendi do livro do bates). Acredito que o erro
está na forma como esta inserido o modelo aleatório. Entretanto ela
utilizou duas vezes o -1 e aí sim não tem sentido uma vez que ela já o
removeu. talvez isto funcione

model2<-lme(atr1~prod, random=list(const=pdBlocked(list(~-1,~ass,
~ass:prod),pdClass="pdIdent")),data=panel2)