[R-br] VarCorr - nlme

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Sexta Abril 20 12:43:51 BRT 2012

Isabel, a menos que eu esteja cometendo um grande engano, não existe isso
de remover o intercepto na formula do efeito aleatório. Isso é restrição
necessária para efeitos fixos. Os efeitos aleatórios não tem isso, mesmo
porque pela própria definição eles tem esperança zero. Eles são preditos
individualmente, não tem restrição paramétrica para formação das matrizes
(pelo menos o usuário não pode controlar isso). Sendo assim, acho que
deveria tentar sem o "-1". E veja sobre o ":" também.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani