[R-br] modelos mistos - funçao para nested ancova

Catarina Jakovac catacj em gmail.com
Sexta Abril 13 14:29:30 BRT 2012

Olá,

Alguém sabe qual a funçao para rodar uma ancova hierárquica?

O modelo que quero testar é o crescimento de plantulas (RGR) em funçao do
tipo de capoeira (Standtype), espécies de plantulas (spp), tratamento de
abertura do dossel (treatment) e tendo como covariáveis a idade da capoeira
(age) e os niveis de luz que atingem a plantula (light). Como o tratamento
de abertura do dossel é pareado dentro de cada capoeira, preciso incluí-lo
com um random effect. Desejo testar também todas as interaçoes possíveis.

Pelo que eu estudei até agora, usando o pacote lme4, o modelo ficaria algo
parecido com:

ancovaRGR<-lme(RGR~Standtype + treat + spp + age + light + Standtype* treat
*spp *age + Standtype* treat *spp *light, data = seedlings, random = ~
1|num/treat/seedlingID)

Mas esse modelo não está rodando corretamente. Alguém sabe o que está
errado, e se essa é mesmo a função que eu devo usar?

Obrigada,
Catarina

End

--
MSc. Ana Catarina C. Jakovac
PhD. Candidate

Centre for Ecosystem Studies
Wageningen University and Research Centre
P.O. Box 47 - Lumen Building room 1.212
6700 AA Wageningen, The Netherlands