[R-br] dúvida function fts to create functional time series objects

carlos pombo sonderblohm c.sonderblohm em gmail.com
Quinta Abril 5 07:28:20 BRT 2012

ok benilton, obrigado, mas a intenção de usar a libraria rainbow e para
fazer um grafico como esse daqui que conseguí num paper do R Journal:

#os dados ElNinosmooth vem incluidos no pacote rainbow

plot(ElNinosmooth, plot.type = 'functions', plotlegend = TRUE)

Então eu quero fazer um grafico similar, onde as diferentes series sejam os
anos da serie ( de cores diferentes),
o eixo* x =* meses do ano; e o eixo *y*=QVENDA.

#eu tentei transformar meus dados numa fts assim:

OCTOPUS.fts <- fts(OCTOPUS$MONTH, OCTOPUS$QVENDA, frequency = 12, start =
2003, xname= 'Month', yname = 'Tonnes')

# e logo tentei fazer o grafico como o do exemplo assim:

plot(OCTOPUS.fts, plot.type = 'functions', plotlegend = TRUE)

# mas deu-me um error

Error in is.language(x) : 'x' is missing

mesmo assim saiu um grafico, nem com cores nem nada de jeito!

Alguma dica, ajuda?

obrigado

Carlos

El 4 de abril de 2012 17:37, Benilton Carvalho
<beniltoncarvalho em gmail.com>escribió:

> Carlos,
>
> Eu nao verifiquei detalhes do teu conjunto de dados, entretanto,
> imagino que necessites formata-lo apropriadamente (uma formatacao
> distinta para cada questao).
>
> Para a primeira, assumindo que teu interesse seja 'QVENDA', eu
> comecaria com algo como:
>
> dadosOriginais = read.csv('OCTOPUS.csv')
> library(reshape2)
> porBarco = dcast(dadosOriginais, DAY + MONTH + YEAR ~ CodEmbarc,
> value.var='QVENDA', fun.aggregate=mean)
> x0 = 1:nrow(porBarco)
> y0 = as.matrix(porBarco[, -(1:3)])
> [...]

Carlos A. Pombo Sonderblohm
PhD Student on Marine Science (Fisheries)
Faculdade de Ciências e Tecnología
Universidade do Algarve,
Campus de Gambelas
8005-139 Faro